Respeito, empatia e combate à violência online
Objetivos
Ampliar a percepção sobre o impacto de comportamentos violentos a pessoas e ambientes digitais e sobre a importância da promoção de uma cultura de paz, respeito e empatia online.
Materiais
- Roteiro impresso;
- Papéis e canetas;
- Pares de Post-its (ou similares) suficientes para as pessoas participantes;
- Duas cartolinas;
- Dispositivos com acesso à Internet.
Tempo estimado
50 minutos
Passos da atividade
1. Sensibilização: Responsabilidade nas redes (15 min.);
2. Em grupo: Definindo as formas de violência online (20 min.);
3. Entrando no #SID2025: Como beneficiar nossas redes com o tema da Empatia e Respeito Online? (20 min.).
Sensibilização: Responsabilidade nas redes
Inicie com a seguinte sensibilização:
“‘O perfil é meu, eu posto o que quiser’. Será mesmo? Podemos ter nossos dispositivos e perfis pessoais, mas isso significa que estamos sozinhos na Internet? Há quem diga que os contextos digitais são análogos às vias públicas. Como estamos nos tratando nessas ruas digitais? Esse tratamento traz impactos às pessoas fora das redes?” Após isso, levante os seguintes questionamentos aos participantes:
a) “Na sua experiência com a Internet, já se deparou com interações violentas entre outras pessoas?”
b) “Em um post-it, formule uma frase com o seguinte início: ‘Interações violentas na Internet me fazem sentir/pensar…’. Em seguida, descreva quais pensamentos, emoções ou sentimentos geralmente são despertados por esses tipos de interação”
c) “Na sua experiência com a Internet, já se deparou com interações afetuosas ou amistosas entre outras pessoas?”
d) “Em um post-it, formule uma frase com o seguinte início: ‘Interações afetuosas ou amistosas na Internet me fazem sentir/pensar…’. Em seguida, descreva quais pensamentos, emoções ou sentimentos geralmente são despertados por esses tipos de interação”
Recomenda-se que os post-its sejam colados em duas cartolinas, cada uma com a função de agrupar as frases formuladas sobre os sentimentos e pensamentos diante de interações violentas e de interações amistosas online, respectivamente. É possível sugerir às pessoas participantes que, após a colagem, contemplem as respostas presentes em ambas cartolinas.
Em grupo: Definindo as formas de violência online
Auxilie na divisão de grupos de acordo com o número total de participantes. Recomenda-se que haja grupos contendo de três a cinco integrantes. E então, instrua:
“A violência online tem sua origem no mundo presencial. Discursos de ódio são manifestações históricas de violência contra determinados indivíduos e grupos – ocorrendo online e offline. Utilizem buscadores para pesquisar as definições dos termos “ofensa pessoal”, “discurso de ódio”, “respeito” e “empatia”. Anote-os utilizando suas palavras. Com base no que encontrarem, vamos construir conhecimentos a partir de algumas perguntas!”
Após essa instrução, levante os seguintes questionamentos aos grupos:
a) “Quais as diferenças mais marcantes entre os termos “ofensa pessoal” e “discurso de ódio?” Quais as diferentes consequências dessas práticas às pessoas vitimadas?
b) “Considerando que os espaços digitais são acessados por todas as pessoas, quais práticas são necessárias para que as pessoas saibam conviver nesse espaço com respeito e empatia? Divida sua resposta com o grupo, identificando pontos de contraste ou semelhança entre seus raciocínios”.
Entrando no #SID2025: Como beneficiar nossas redes com o tema da Respeito e Empatia Online?
É possível manter os grupos ou dissipá-los. Conduza a última parte da seguinte maneira:
“A atividade pode ter trazido várias ideias sobre formas saudáveis de convivência na Internet, bem como sobre o combate à violência online. Como podemos levar essas ideias para outras pessoas de nossas redes de contato? Podemos fazer textos, ilustrações, vídeos, podcasts ou modalidades mistas!”
O objetivo envolve produzir materiais compartilháveis com outros grupos da organização ou, preferencialmente, publicável nas redes. Sugira a(s) alternativa(s) que mais faça(m) sentido à organização, dentre as listadas abaixo:
a) “Podemos fazer um texto-resumo de cinco linhas sobre as reflexões e/ou práticas mais valiosas vistas hoje. Assim, podemos fazer uma arte para imprimir ou montar um post em formato de carrossel com base nesse texto!”
b) “Podemos tirar fotos das anotações feitas por vários participantes – mantendo suas privacidades – como uma forma de registro. Isso pode virar uma publicação com nossas reflexões sobre o tema do respeito e empatia online!”
c) “É possível aproveitar registros em vídeo ou fotos que fizemos dos momentos ao longo da atividade e publicar esses materiais com nossas reflexões sobre o tema do respeito e empatia online!”
d) “Podemos gravar vídeos curtos de pessoas interessadas e dispostas com depoimentos sobre a atividade, para então fazer uma montagem e compartilhar da forma que preferirmos!” Caso os materiais sejam publicados online, indica-se a inclusão das hashtags #SID2025 e #SaferNet.
Agradecemos por concretizar essa proposta! Juntos por uma Internet mais Segura!