![](https://www.diadainternetsegura.org.br/wp-content/uploads/2025/01/icon-privacidade.png)
Segurança, privacidade e reputação
![](https://www.diadainternetsegura.org.br/wp-content/uploads/2025/01/Ally01_MainPose_Logo.png)
Objetivos
Ampliar a percepção sobre as consequências do compartilhamento de informações pessoais online à própria segurança, privacidade e reputação.
Materiais
- Roteiro impresso;
- Papéis e canetas;
- Dispositivos com acesso à Internet.
Tempo estimado
50 minutos
Passos da atividade
1. Sensibilização: Personalizando os resultados! (10 min.);
2. Em grupo: Uma pesquisa, muitas perguntas! (20 min.);
3. Entrando no #SID2025: Como beneficiar minha rede com o tema da Privacidade? (20 min.).
![](https://www.diadainternetsegura.org.br/wp-content/uploads/2025/01/Ally_Privacidade.png)
Sensibilização: Personalizando os resultados!
Inicie com a seguinte sensibilização:
“Todas as informações estão disponíveis online, basta pesquisarmos por ela. Mas como será que a sua imagem é construída online? Será que ali há informações coerentes e representativas sobre você? Isso seria algo benéfico ou prejudicial? Daqui a pouco vamos fazer essa pesquisa, mas primeiro vamos refletir juntos!”
Após isso, levante os seguintes questionamentos às pessoas participantes:
a) “Você já pesquisou seu nome em um serviço de busca, como o Google ou em Redes Sociais? Se sim, o que já encontrou?”
b) “Escreva em seu caderno ou dispositivo três informações que gostaria de observar nos resultados da pesquisa pelo seu próprio nome na Internet”
Em grupo: Uma pesquisa, muitas perguntas!
Auxilie na divisão de grupos de acordo com o número total de participantes. Recomenda-se que haja grupos contendo de três a cinco integrantes. E então, instrua:
“Agora é hora da verdade: pesquise seu nome em qualquer buscador, como o Google, Bing ou, até mesmo, em Redes Sociais. Lembrando que cada um poderá trazer resultados muito diferentes. Com base nisso, vamos conversar a partir de algumas perguntas!”
Após essa instrução, levante os seguintes questionamentos aos grupos:
a) “Considerando os primeiros resultados da pesquisa sobre seu nome, você se sente confortável com essas informações?”
b) “Olhando para esses resultados, o que uma pessoa que não conhece você pensaria a seu respeito? Divida sua resposta com o grupo, falando sobre si em terceira pessoa e se baseando em suas informações disponibilizadas online. Algo como: Fulana (seu nome) tem perfil nas redes… Gosta de… Já morou em… Trabalha em… Já estudou em… “
É possível conduzir uma breve reflexão sobre o quão representativos são os resultados acessados por meio da pesquisa – a si e às outras pessoas participantes.
Entrando no #SID2025: Como beneficiar nossas redes com o tema da Privacidade?
É possível manter os grupos ou dissipá-los. Conduza a última parte da seguinte maneira:
“A atividade pode ter trazido várias ideias sobre nossa privacidade, reputação e até segurança online. Como podemos levar essas ideias para outras pessoas de nossas redes de contato? Podemos fazer textos, ilustrações, vídeos, podcasts ou modalidades mistas!”
O objetivo envolve produzir materiais compartilháveis com outros grupos da organização ou, preferencialmente, publicável nas redes. Sugira a(s) alternativa(s) que mais faça(m) sentido à organização, dentre as listadas abaixo:
a) “Podemos fazer um texto-resumo de cinco linhas sobre as reflexões e/ou práticas mais valiosas vistas hoje. Assim, podemos fazer uma arte para imprimir ou montar um post em formato de carrossel com base nesse texto!”
b) “Podemos tirar fotos das anotações feitas por vários participantes – mantendo suas privacidades – como uma forma de registro. Isso pode virar uma publicação com nossas reflexões sobre o tema da segurança, privacidade e reputação!”
c) “É possível aproveitar registros em vídeo ou fotos que fizemos dos momentos ao longo da atividade e publicar esses materiais com nossas reflexões sobre o tema da segurança, privacidade e reputação!”
d) “Podemos gravar vídeos curtos de pessoas interessadas e dispostas com depoimentos sobre a atividade, para então fazer uma montagem e compartilhar da forma que preferirmos!”
Caso os materiais sejam publicados online, indica-se a inclusão das hashtags #SID2025 e #SaferNet. Agradecemos por concretizar essa proposta! Juntos por uma Internet mais Segura!