Educação midiática e combate à desinformação

Objetivos

Ampliar percepção sobre as influências à manutenção das problemáticas envolvendo a desinformação online e, ainda, exercitar comportamentos básicos de educação midiática e científica.

Materiais

  • Roteiro impresso;
  • Papéis e canetas;
  • Dispositivos com acesso à Internet.

Tempo estimado

50 minutos

Passos da atividade

1. Sensibilização: Acreditei em uma informação falsa, e agora? (15 min.);

2. Em grupo: Internet e conhecimentos combinam? (20 min.);

3. Entrando no #SID2025: Como beneficiar nossas redes com o tema da Educação Midiática e Desinformação? (15 min.).

Sensibilização: Acreditei em uma informação falsa, e agora?

Inicie com a seguinte sensibilização:

“O potencial pioneiro da Internet consistiu no acesso às informações e construção de conhecimento. Hoje, novas informações são disponibilizadas online a cada milésimo de segundo. Um fluxo contínuo e infinito, produzido por cada pessoa que convive nas redes. Será que temos o que é necessário para avaliar o conhecimento que acreditamos e compartilhamos? O que nos deixa mais vulneráveis para acreditar em informações maliciosas ou falsas?” Após isso, levante os seguintes questionamentos aos participantes:

a) “Caso alguém comprovasse que uma informação na qual você depositou muita confiança é falsa ou maliciosa, quais emoções, sentimentos ou pensamentos lhe ocorreriam? Escreva sua resposta em um post-it.”

Em seguida, instrua as pessoas participantes a trocarem os post-its umas com as outras seguidas vezes, permitindo a leitura de várias anotações diferentes. É possível convidá-los a refletir sobre as similaridades ou contrastes entre as suas anotações.

Em grupo: Internet e conhecimentos combinam?

Auxilie na divisão de grupos de acordo com o número total de participantes. Recomenda-se que haja grupos contendo de três a cinco integrantes. E então, instrua:

“Muitas coisas influenciam a desinformação. Geralmente achamos que se resume a estudar mais ou menos, mas distorções estão presentes seja na Internet, seja em nossa própria percepção. Escolham entre os termos “vieses cognitivos” e “algoritmo de personalização/recomendação” para uma pesquisa em buscadores online. Escrevam suas percepções sobre como tais processos e fenômenos podem influenciar nosso contato com informações.”

Após essa instrução, levante os seguintes questionamentos aos grupos:

a) “De que forma você sente que a Internet pode restringir ou ampliar seus conhecimentos e acesso às informações? Por quê?”

b) “Se milhões de pessoas depositarem confiança em uma informação maliciosa, as consequências recaem apenas sobre elas? Por quê?”

c) “Considerando as múltiplas influências à manutenção do problema da desinformação, quais práticas poderíamos implementar para que as pessoas possam avaliar melhor informações e conhecimentos e, ainda, conduzir debates mais construtivos online?”

Entrando no #SID2025: Como beneficiar nossas redes com o tema da Educação Midiática e Desinformação?

É possível manter os grupos ou dissipá-los. Conduza a última parte da seguinte maneira: 

“A atividade pode ter trazido várias ideias sobre contatos e construções confiáveis de informações e conhecimentos online, bem como sobre a responsabilidade ativa de cada usuário da Internet. Como podemos levar essas ideias para outras pessoas de nossas redes de contato? Podemos fazer textos, ilustrações, vídeos, podcasts ou modalidades mistas! A ideia é que possamos produzir materiais compartilháveis com outros grupos da organização ou, preferencialmente, publicável nas redes.” 

O objetivo envolve produzir materiais compartilháveis com outros grupos da organização ou, preferencialmente, publicável nas redes. Sugira a(s) alternativa(s) que mais faça(m) sentido à organização, dentre as listadas abaixo: 

a) “Podemos fazer um texto-resumo de cinco linhas sobre as reflexões e/ou práticas mais valiosas vistas hoje. Assim, podemos fazer uma arte para imprimir ou montar um post em formato de carrossel com base nesse texto!” 

b) “Podemos tirar fotos das anotações feitas por vários participantes – mantendo suas privacidades – como uma forma de registro. Isso pode virar uma publicação com nossas reflexões sobre o tema da Educação Midiática e Desinformação!” 

c) “É possível aproveitar registros em vídeo ou fotos que fizemos dos momentos ao longo da atividade e publicar esses materiais com nossas reflexões sobre o tema da Educação Midiática e Desinformação!” 

d) “Podemos gravar vídeos curtos de pessoas interessadas e dispostas com depoimentos sobre a atividade, para então fazer uma montagem e compartilhar da forma que preferirmos!” 

Caso os materiais sejam publicados online, indica-se a inclusão das hashtags #SID2025 e #SaferNet. Agradecemos por concretizar essa proposta! Juntos por uma Internet mais Segura!