Dados da Safernet indicam aumento de 874% dos casos de xenofobia, de 456% nas acusações de intolerância religiosa e 251% de misoginia no ano passado; período eleitoral pesou nas estatísticas

Pela terceira vez consecutiva, aumentaram os crimes de discurso de ódio na internet durante um ano eleitoral. De acordo com os dados da Safernet, ONG que recebe e encaminha denúncias do tema ao Ministério Público Federal, em 2022 houve um crescimento de 874% das denúncias de casos de xenofobia na rede. Aumentos expressivos também foram registrados nas acusações de intolerância religiosa (456%) e misoginia (251%).

Outra estatística que chamou a atenção foi a de denúncias relacionadas a armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil: foram 111.929 denúncias do tipo em 2022, contra 101.833 em 2021, um aumento de 9,9%. Pelo segundo ano seguido, as acusações ultrapassam os 100 mil registros, o que não ocorria desde 2011.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, quando se celebra mundialmente o Dia da Internet Segura. Diversas ações sobre o assunto serão realizadas ao longo da semana, e hoje ocorre a 15ª edição nacional da data, em São Paulo, com uma série de palestras sob o tema “Unidos para uma Internet Mais Positiva”, organizado pela Safernet Brasil e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). No Rio, o Cristo Redentor será iluminado nas cores laranja e azul, como parte da agenda de atividades.

Fonte: O Globo